terça-feira, 30 de outubro de 2012

O velho do rastelo

Tarde quente em Ribeirão Preto. Calor verdadeiramente insuportável. Aguardo meu filho terminar a sessão de equoterapia. Ao meu lado estaciona um casal, em um desses carros que só os ricos podem comprar. Supostamente aguardam a aula de equitação começar, e o fazem com o ar condicionado do carro ligado. Carro funcionando, combustível queimando. Bom, deve ser uma espera rápida, penso eu. Mas uma hora se passa, sai o rapaz do carro e a moça permanece lá dentro na frescura do seu ar, fechada no seu mundo de riqueza.

Passa por ali o "seu" Gêno, com seu rastelo a retirar as folhas que o vento insistentemente atira ao chão. "Seu" Gêno tem seus sessenta e tantos anos, sua em bicas, mas resiste firme ao sol que castiga, ao calor que enfraquece e segue pacientemente limpando cada canto daquele imenso terreno.Sereno e feliz.

De meu carro, abanando-me com um leque vindo da China, observo aquela cena contrastante, entristeço-me, revolto-me e enfim aceito as gritantes diferenças terrenas e compactuo com a alegria desse senhor, que com sua simplicidade e humildade me dá uma lição de grandeza espiritual.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Um quebra-cabeça chamado eu


Todos nós somos seres unos, individuais, complexos. Uma complexidade de ideias, de vontades, de gostos e de quereres. Um imenso quebra-cabeça com milhões de peças a serem encaixadas.

E eis que em um determinado momento de nossa vida resolvemos misturar as peças de nosso quebra-cabeça com as de outra pessoa. O que já era difícil se  torna impossível. Sabe-se lá porque passamos a acreditar que nossa felicidade depende do outro. Depositamos nosso destino no outro. Parece que sem ele/ela nossa aquarela perde o colorido. O tédio passa a ser nosso companheiro diário. Deixamos de sorrir, de sair. O trabalho é colocado em segundo plano. A vida fica em “stand by”.

Todos que depositam sua felicidade em alguém ou em alguma coisa tendem a ser infelizes, porque a felicidade é algo intrínseco do ser humano, e é só seu. Só depende de você, de sua vontade. Ser feliz é estar de bem com a vida, é sentir-se bonito/bonita, acordar espreguiçando, olhar-se no espelho e dizer para ele: eu me amo, eu me respeito.

Montar nosso quebra-cabeça não é fácil e ainda que consigamos sempre sobrarão arestas, afinal somos humanos ainda. Mas ser feliz nessa empreitada só depende de uma atitude, a de querer viver a vida plenamente, com alegria e entusiasmo

Aguardemos a primavera


"Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez" (Beto Guedes)
 
Nossa alma se enche de vida para receber a estação mais florida.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A natureza todos os dias nos dá motivo para sermos felizes.

Pontualmente às 06:45 horas e às 18:45 as maritacas chegavam nos coqueiros em frente a UTI que meu filho esteve internado para cumprirem seu ritual. Maravilhoso. Obrigada, Senhor. Isto nos fazia felizes.




Canto das maritacas

GRATIDÃO

Hoje vou falar um pouco sobre gratidão que de acordo com dicionários, é a
qualidade de quem é grato; agradecimento; reconhecimento.

Esta é uma qualidade ou melhor uma virtude que devemos cultivar todos os dias, pois gratidão gera bem estar, gera gentileza, gera pessoas mais humanas e bem humoradas.

No corre-corre diário nos esquecemos de agradecer a quem nos faz um pequeno favor, esquecemos de dizer obrigado às pessoas que cuidam de nossos carros quando paramos em um posto de gasolina para abastecer, esquecemos de agradecer quem nos serve aquele pão quentinho recém saído do forno,
esquecemos de dizer obrigado ao companheiro que nos traz um delicioso cafezinho na cama.  E quantos outros obrigados deixamos de dizer por causa de correria, por falta de hábito ou mesmo por não acharmos necessário.

É preciso que em nosso dia-a-dia coloquemos a gratidão a serviço de nosso bem estar. Quando agradecemos a quem nos faz um favor, ainda que pequeno, estamos trabalhando com a energia positiva do cosmos e estamos atraindo bons fluidos para nos mesmos. Ao recebermos um sorriso em troca, estamos alimentando nosso espírito com um sentimento puro e verdadeiro que brota de nossa sabedoria divina.

Agradeçamos a Deus pela oportunidade de estarmos vivos. Agradeçamos a Deus pelos problemas que temos, pois são eles que nos fazem mais fortes, mais sábios. Agradeçamos a Deus pela natureza maravilhosa que está a nosso dispor todos os dias: a lua, o sol, a água, a terra, a brisa, o vento. Sejamos gratos às pessoas que nos querem bem e que torcem pelo nosso sucesso e também sejamos gratos àquelas que nos querem mal, pois observando seus defeitos podemos nos aperfeiçoar.

É surpreendende observarmos o semblante de uma pessoa quando dizemos um simples "obrigado" e como é gostoso também ouvirmos essa palavrinha mágica.

Ao cultivarmos o hábito da gratidão, do agradecimento, do reconhecimento nos tornamos pessoas mais leves, mais serenas, mais humanas.

Hoje quero agradecer a todas as pessoas que durante doze dias vibraram positivamente através de orações, juntamente comigo, pela melhora do meu filho. Que minha gratidão toque suas almas.

Arigatô, thanks, merci, grazie, gracias. OBRIGADA. Um beijo fraterno que penetre suas auras.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

TOLERÂNCIA


Muito ouço falar em minha profissão sobre conviver com as diferenças, respeitar cada um, pois cada ser é singular, único. Exercitar o respeito é algo que tenho feito nos últimos dias dentro de uma UTI hospitalar.

Meu filho, de 13 anos, está internado, já há alguns dias, com crises convulsivas de difícil controle. Além do desespero natural de mãe, some-se o cansaço físico e emocional que vai minando nossas energias positivas e nos deixando à mercê de pensamentos ruins. Pois bem, a cada novo plantão, a nossa faculdade de exercício da tolerância é colocada em teste. Cada auxiliar de enfermagem que chega vem com um humor diferente. Por aqui já passou gente de extrema competência para o exercício da profissão, outros nem tanto, uns que entram alegres e fazem nossa alma ficar mais leve e as horas passarem mais depressa, coisa impossível por aqui,  outros com o peso dos anos incidindo em suas costas e sobre seu humor e paciência (o que muitas vezes atrapalha a competência) e outros ainda com suas manias. Por ora é com uma pessoa assim que tenho que conviver até às 7 da manhã e sobre ela cai a minha reflexão.

Ela com sua compulsividade por organização. Nada pode ficar fora do lugar. Os lençóis precisam estar imaculadamente limpos (isso é ótimo) e sem nenhuma dobra (ainda bem que meu filho não se mexe quase nada em virtude da sedação, caso contrário não dormiria...).  Agora a pouco, para ser mais exata às 4 horas da manhã, horário de pegar os sinais (verificar saturação de oxigênio, pulsação sanguínea, temperatura, coisas assim) ela encafifou em trocar a fralda, pois gosta que fiquem sequinhos. E lá foi ela como um autômato cumprindo com seu ritual. Isso me irritou um pouco, pois eu lhe afirmara que não havia necessidade que já tinha olhado e que estava tudo bem. Resultado, uma fralda danificada sem necessidade.

Este acontecimento me fez refletir sobre a tolerância, o conviver com as diferenças e na dificuldade que temos em aceitar o modo de ser de cada um.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Reflexão

Muitas vezes acumulamos riquezas e títulos, nos assoberbamos de nossa inteligência, de nossa capacidade criadora, esquecendo que quando deixarmos a veste terrena, nada disto levaremos.
Despidos viemos, despojados iremos.

Entretanto a benevolência, a humildade, a abnegação, o desinteresse moral e material serão tesouros que nos aproximarão dos degraus mais altos do plano espiritual

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

domingo, 5 de agosto de 2012

ACREDITE NO MELHOR


Ao ler os dizeres deste cartão, comecei a refletir sobre a verdade contida nessas palavras.

A vida realmente nos oferece aquilo que acreditamos. Se nossa crença for no fracasso, não tenhamos dúvidas de que ele será nosso companheiro. Se por outro lado, nossa crença for na vitória, na saúde, no sucesso, elementarmente seremos donos de um presente cheio de vitalidade, de energia positiva, de amizades, emprego e tudo o que desejarmos, pois nossa mente "plasma" o que projetamos nela.

Sejamos então pessoas positivas, que acreditamos no nosso potencial vencedor, que acreditamos no melhor e dessa forma estaremos alicerçando um futuro vencedor.

Boa semana!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Explicações

Kamebubbles
Kame, tartaruga em japonês.
É um costume antigo oferecer, a quem você gosta e quer bem, como mimo, uma tartaruguinha de pedra, metal ou qualquer outro material para desejar muita saúde e vida longa. A tartaruga é identificada como símbolo de longevidade, equilíbrio e estabilidade.

Bubbles, bolhas de sabāo. Efêmeras, transparentes, coloridas, alegres.

Assim é a vida. Assim sou eu. Meio tartaruga, meio bolha de sabão.

Espero que gostem do Kamebubbles.